Reservatório do Eixo Leste iniciou testes no ano passado. Obra começa a mobilizar as máquinas do eixo norte a partir de agosto (Foto: Ministéiro da Integração/Divulgação) |
A obra da Transposição do Rio são
Franscisco promete ter um ganho a partir
de agosto. O ministro da Integração
Nacional, Gilberto Occhi, garantiu que
entrarão em fase de testes as primeiras
etapas do Eixo Norte do projeto, o que
inclui a captação de águas do velho chico
até o acúmulo no primeiro reservatório do
curso da água. A "inauguração" representa
30 quilômetros de obras "entregues", mais
o funcionamento de uma estação de
bombeamento vertical, que leva a água a
níveis em que o fluxo não consegue seguir
apenas com a gravidade. A partir dos
testes, o ministro destacou que agendará a
vinda da presidente Dilma Rousseff para
visitar o projeto.
As informações foram divulgadas nesta
terça-feira (28), quando o ministro participou da posse do novo superintendente da
Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), o petista João Paulo, ex-prefeito do
Recife.
O Eixo Norte tem obras menos aceleradas que o Eixo Leste. A diferença de início de testes dos
dois eixos é de quase um ano. O Eixo Leste entrou em testes em outubro de 2014, à beira de
eleições presidenciais. Foi avaliada a estação de bombeamento vertical, com visita da presidente
e então candidata Dilma Rousseff. A obra, porém, não atende a ninguém em nenhum dos eixos.
A Transposição é prometida para início de 2017 com orçamento de R$ 8,2 bilhões. "Do total, mais
de R$ 6,5 bilhões foram gastos, sendo R$ 1 bilhão liberado somente neste ano pela pasta. Não há
obra parada, todas as construtoras que atuam no projeto estão em atividade, colaborando para o
avanço mensal de 1% ou 2%", pontuou. De acordo com o ministro, a obra está 78% concluída.
O Programa de Integração do Rio São Francisco (PISF), como é oficialmente batizada a obra da
Transposição, é composta por dois grandes canais que prometem garantir a segurança hídrica de
12 milhões de pessoas do semiárido nordestino. A obra é um projeto do Programa de Aceleração
do Crescimento (PAC) e já teve orçamento de R$ 4,5 bilhões, reajustado para R$ 6,7 bilhões até
ser revisto novamente para os atuais R$ 8,2 bilhões. Quanto à entrega, a primeira previsão era de
concluir 100% do projeto em 2010, adiado para 2012 e, posteriormente, para 2014. Na campanha
presidencial do ano passado, a obra foi prometida para o fim deste ano (2015), mas no primeiro
trimestre teve entrega replanejada para o início de 2017.
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